sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

cidade adversa

vê bem
vindos de todo lado
eles chegam aos milhares
entre dezembro e março
maravilham-se
e se vão

eu não
eu vim e fiquei
disse até mais! àquela outra
tão boa também

lá deixei tesouros
canteiros de hortaliças
oito velhas laranjeiras
em franca produção
amoreiras furta-cor
uma dálmata parindo
o tempo esculpindo o areal
das dunas da praia com ventos
tanta gente amiga
a família quase inteira
deixei até a mãe

sobretudo, vim

vim trazendo o filho
uma bagagem menor que a de sempre
um olhar de quem nunca viu
e o coração extremado
incabível
sem tamanho

é que a cidade me cativou
é que Anita me comoveu
é que a fonte me enfeitiçou
foi tudo sem palavras
mas que bom
mas que bom que vim
e que fiquei

eles vêm, eles vêm
para o verão
o carnaval
a república
para dias de bonança
e se vão

e eu prefiro
é a cidade vazia
fria fria
do outono do inverno
me apetecem com gosto
os dias e as noites
de vento nordeste
de chuva essa chuva
a lagoa sem botos

como pedir só calor e multidão
se é no tempo adverso
que minha paixão tem crédito
e meu amor é insuspeito?

na praça da igreja
livre de gente
tomada de vento que uiva
[valsam fantasmas
de gente célebre?]
circulo a figueira-relíquia
aquela
da nau do Giuseppe
e o que penso
desenha-se fiel
em meu semblante
de quem levita
estou em casa

2 comentários:

trOiAnA22 disse...

Foi um auto-presente de aniversário???

Engraçado, quem ganhou fui eu, com a leituras e as tantas releituras que virão...

Você é grande... mal te alcanço...
Seria triste se vivesse a tua sombra, mas a tua luz ilumina qualquer beco... sem saída, é só se render.

Abraços

miCA

Anônimo disse...

Hummmmmmmm... gostei muito de ler este doce tributo de amor a minha cidade... confesso inclusive que fiquei enciumada deste torrão que eu, até neste exato momento, pensava que Anita havia deixado só pra mim, mas percebo que outras pessoas tambem se quedam de paixão por esta península chamada Laguna.
Então agora só me resta reparti-la com voce Suyan ehehehe .Abraço da Fatima.
P.S.: Ah ia esquecendo, copiei este texto de amor à Laguna e guardei aqui no meu arquivo.Quando não sou eu a autora e a coisa é bonita... só me resta a rendição!
EHAhahahahhhhAHAUUAaah