quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Histórias filiais

É quarta-feira, são dez da noite. Já é hora de Thiago dormir, pois ele tem nove anos e acorda cedo para ir ao colégio. A mãe, Suzana, acompanha-o até o quarto, entretida com as ilustrações do livro que tem nas mãos.
Mal começa a leitura e o filho já vai sentindo as pálpebras pesando... Ela nem termina de ler o primeiro capítulo e o garoto já tem os olhos se fechando. Enérgica, ela chacoalha-o pelo braço; ele resmunga, entreabrindo os olhos, já sem muita noção do que se passa em volta. Ela insiste na leitura, um olho no livro e o outro no filho, vendo se controla para que ele resista ao sono. É tudo em vão: em poucos minutos o menino dorme pesadamente. Mas Suzana torna a acordá-lo, e quando num susto o guri abre os olhos ela o xinga: “Que sem graça, isso! Desse jeito eu nem me animo mais pra te ler nenhuma história... Eu te compro um livro novo, uma história tão bonita, e dormes antes do segundo capítulo?! Desse jeito me dá vontade é de te trocar pelo filho da Lúcia, pelo menos nessa hora!”. E vai dormir francamente desapontada, como se aquela cena não fosse a mesma de quase todas as noites.

É quase meia-noite na casa da amiga Lúcia, advogada dedicada e talentosa. Apesar do adiantado da hora e de seu filho Vitório ter apenas seis anos, ele ainda está acordado. Os dois estão deitados na cama dele. Os olhos de Lúcia, cheios de olheiras, já vão cerrando, mas ela desperta quando o menino lhe grita: “Mãe, vai mais um?”. Ela esbraveja: “Não é possível... Isso é muita falta de consideração! Eu te leio sete livros seguidos, s-e-t-e!, e nem assim tu dormes, meu filho?! Inda tenho que acabar duas petições antes de ir dormir... Toda noite é isso... Deus que me perdoe, viu?, mas dá vontade de te trocar pelo filho da Suzana na hora de te fazer dormir... Francamente!”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Su,

adorei, como sempre.
aqui, postei cartinha p/ vc hoje, dai vc já pode ir controlando o
carteiro.

bjus!

Unknown disse...

rs...eu também ja pensei em trocar de filha por um instante...mas a vontade passa rapidinho... bjs
rosida machado